Opinião | Tudo o que você precisa saber sobre o que está acontecendo no Irã

Multidão pede pela queda do regime dos aiatolás em protesto no Irã

Centenas de manifestantes se reuniram na noite desta sexta-feira, 9, em Mashhad, nordeste do País. Crédito: @Mojahedineng via X

Se você está perdido sobre o que anda acontecendo no Irã, seus problemas acabaram. Você chegou ao lugar certo. Aqui embaixo, preparei o que de mais importante você precisa saber o assunto.

Por que o Irã é importante?

Como os aiatolás alcançaram o poder?

Por que os iranianos estão protestando?

E agora?

O Irã é o lar de quase 90 milhões de habitantes, dono de uma das civilizações mais antigas da humanidade. É um dos maiores países do Oriente Médio e ocupa uma posição geográfica bastante privilegiada, controlando a margem norte do Estreito de Ormuz, por onde passa um quinto do consumo global de petróleo e derivados. Se Teerã tivesse sucesso em estrangular essa passagem, a sua vida ficaria mais cara já no dia seguinte.

PUBLICIDADE

Embora seja majoritariamente muçulmano, os iranianos não são árabes, mas persas. O Islã alcançou o Irã como uma conquista estrangeira no século 7. Os persas adotaram a religião dos conquistadores árabes, mas mantiveram a identidade.

A autoridade máxima do Irã é conhecida como Líder Supremo. Desde 1989, o Líder Supremo do Irã se chama Ali Khamenei.

No Irã, a figura do Líder Supremo é uma mistura de autoridade política e religiosa. Ali Khamenei é o chefe de Estado do Irã, e nesse papel exerce o controle total sobre as forças armadas do país, com capacidade de influenciar todas as grandes posições do governo – incluindo vetar decisões do parlamento e do presidente do Irã (nesse momento, Masoud Pezeshkian). Mas também é um aiatolá – um título de autoridade usado na hierarquia religiosa do islamismo xiita.

Publicidade

Se a maior parte do mundo cristão é dividido entre católicos e protestantes, o islamismo é dividido entre xiitas e sunitas. Essa divisão começou logo após a morte do profeta Maomé no século 7, por divergências sobre quem deveria liderar a comunidade muçulmana. Aqueles que apoiaram Ali, primo e genro do profeta, ficaram conhecidos como xiitas. Os que apoiaram Abacar, amigo de........

© Estadão