Opinião | Pausar o treino nas férias pode comprometer resultados do ano todo? Saiba o que diz a ciência |
Para parte da população, o início de janeiro é quase sempre assim: saímos dos períodos festivos e entramos em férias. É um merecido e mais do que necessário descanso para nossos corpos e mentes, via de regra cansados de rotinas exaustivas de trabalho, deslocamentos pelo caos urbano e tantos outros compromissos sociais e familiares. Mas organizar viagens, pagar contas extras, preparar-se para o ano por vir e manter entretidas crianças fora da escola são apenas algumas das preocupações que podem acompanhar o pacote das férias.
PUBLICIDADE
Para os que treinam de forma disciplinada, outra preocupação é se as semanas fora da rotina, nas quais é difícil manter o treino em dia, irão impactar de forma muito significativa os benefícios conquistados com muito esforço ao longo do ano. Em outras palavras, ouço muito as pessoas perguntando: “Será que vou perder nas férias tudo o que ganhei treinando durante o ano?”.
Essa preocupação, em princípio, faz todo sentido. Afinal, um dos princípios do treinamento é o da reversibilidade, segundo o qual as adaptações adquiridas com o exercício físico são perdidas após sua interrupção. Aqui, no entanto, existem nuances muito importantes.
Em primeiro lugar, as perdas não são imediatas; pelo contrário, são graduais, e pode demorar semanas ou meses até........