menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Opinião | Os segredos por trás das flechas envenenadas descobertos pela ciência

5 0
10.01.2026

Na África ainda existem tribos que caçam usando flechas envenenadas. Um exemplo são os grupos nômades de coletores e caçadores que vivem no deserto do Kalahari. Esse tipo de caça é uma atividade complexa que envolve uma tecnologia sofisticada. A novidade é que descobertas arqueológicas demonstram que essa tecnologia foi desenvolvida faz pelo menos 60 mil anos, quase 45 mil anos antes do surgimento da agricultura.

As flechas usadas nesse tipo de caça são pequenas, 50 centímetros, feitas de madeira e possuem pontas feitas de osso ou de fragmentos de pedra lascada. Essas pontas são muito pequenas, com menos de 4 centímetros de comprimento. Ao contrário dos grandes arcos e flechas que vemos nos filmes e que atravessam o corpo humano ou matam o animal por atingirem um órgão letal, essas pequenas flechas somente atravessam a pele do animal.

PUBLICIDADE

Um grupo de caçadores se aproxima lentamente de uma presa, imagine uma girafa, e de perto lançam uma ou mais flechas. A flecha geralmente penetra poucos centímetros, a haste se separa da ponta, e a pequena lasca de pedra, recoberta por veneno se aloja logo abaixo do couro do animal.........

© Estadão