Opinião | Os cientistas descobriram um isqueiro de 400 mil anos |
Outro dia li que um par de indígenas, isolados no interior da Amazônia, que evitam todo contato com a civilização, apareceram em um posto da Funai. O que queriam? Fogo. Assim que receberam um pedaço de madeira em chamas voltaram para a floresta e desapareceram. Eles haviam perdido seu fogo e sem saber como acender uma fogueira e sem um incêndio natural para obter fogo, o caminho foi procurar as pessoas que mais temem, o homem branco.
Os cientistas acreditam que a relação de nossos ancestrais com o fogo se iniciou muito antes do aparecimento de nossa espécie, provavelmente 1 milhão da anos atrás.
PUBLICIDADE
O Homo sapiens moderno surgiu faz 250.000 anos. E essa história pode ser dividida em três etapas separadas por conquistas tecnológicas importantes. A primeira etapa é quando passamos a aproveitar um fogo natural para nos aquecermos, fazer um churrasco e talvez espantar predadores. Mas quando o fogo apagava ou nos afastávamos, perdíamos o fogo. A segunda etapa foi quando aprendemos a carregar o fogo conosco de um acampamento para o outro. Esse é um passo tecnológico importante pois significa uma divisão de tarefas. Alguns indivíduos........