Entrevista | Tiffany Kearney: nova CEO da BrazilFoundation costura mundos distantes |
Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem
Um retrato social diário, baseado na relevância do fato, da notícia e da imagem
PUBLICIDADE
No próximo dia 2, a Casa Fasano receberá o Gala São Paulo 2025, que celebra os 25 anos da BrazilFoundation. Mas, nos bastidores dessa noite que combina propósito e glamour, uma figura discreta costura duas geografias, duas culturas e um mesmo compromisso: Tiffany Kearney, nova CEO da instituição, que há décadas conecta Nova York ao Brasil com a naturalidade de quem pertence a ambos os lugares.
PUBLICIDADE
Com um português que carrega leva sotaque norte-americano e memória afetiva profundamente brasileira, Tiffany fala de Nova York com a Coluna sobre a fundação e sua missão. “A BrazilFoundation é a ponte entre recursos que talvez estejam fora do Brasil para apoiar organizações sociais de base no Brasil. Um olhar para o País inteiro que já destinou mais de US$ 57 milhões ao Brasil ”, afirma. Para ela, essa imagem da ponte descreve também a própria vida: um pé em Massachusetts, outro no Rio de Janeiro, e um percurso marcado por atravessamentos. “Minha filha cresceu lá; tenho o meu coração lá, no Brasil.”
Criada em uma família de forte senso comunitário, Tiffany cresceu num ambiente em que doar era rotina. “Nos Estados Unidos faz parte da cultura. Você na escola já aprende; não tem outro jeito de explicar”. Ao mesmo tempo, viveu mais de uma década no Rio de Janeiro, casou-se com um argentino e trabalhou em vários países latino-americanos. Essa convivência com diferentes realidades moldou sua percepção sobre desigualdade e urgência social. “Eu queria fazer parte de algo que realmente mudasse o mundo.”
Antes de chegar ao terceiro setor, sua trajetória foi........