Comercializador de Último Recurso, uma necessidade ou um anacronismo?
O CUR - Comercializador de Último Recurso no mercado de eletricidade, foi criado como parte do processo de liberalização do mercado de eletricidade, que começou no início dos anos 2000. Este processo formalizado em 2006, feito de forma gradual e ponderada para permitir uma transição adequada para todos os intervenientes no setor, incluindo os consumidores, estabeleceu o regime jurídico aplicável ao setor elétrico e promoveu a liberalização progressiva do mercado de eletricidade.
Ao CUR foi atribuído o papel de assegurar o fornecimento de eletricidade a clientes que não tenham optado por um comercializador no mercado livre ou que, por alguma razão, não tenham acesso a um comercializador de mercado. Além disso, o CUR também assegurava o fornecimento de energia a preços regulados para consumidores vulneráveis, como aqueles que possuem dificuldades financeiras.
A introdução da Tarifa Social em 2016 veio garantir que as famílias mais vulneráveis tenham acesso à energia sem comprometer ainda mais o seu orçamento familiar mas veio também substituir........
© Dinheiro Vivo
visit website