Literacia em Saúde na Hospitalização Domiciliária: uma década de proximidade, conhecimento e cuidado |
A Hospitalização domiciliária (HD) representa uma modalidade assistencial que combina a complexidade técnica da hospitalização com o conforto e a personalização do cuidado no domicílio.
Proporciona uma experiência de cuidados mais centrada na pessoa, reduz os riscos hospitalares e oferece um serviço de excelência, pautado pelo rigor clínico e a visão holística e mais humanizada da Medicina Interna.
Esse modelo reduz a interrupção dos cuidados formais e informais existentes no domicílio, gerando maior satisfação do doente e da família.
A importância da literacia em saúde na HD
Ao longo destes dez anos de atividade em Hospitalização Domiciliária, temos testemunhado diariamente o impacto transformador da literacia em saúde.
Cuidar em casa implica uma participação mais ativa do doente e da sua rede de apoio — cuidadores e familiares — no processo terapêutico. Promover a literacia em saúde é, por isso, valorizar o papel da família e do cuidador, prevenindo a rejeição, o abandono e a institucionalização, e reforçando a autonomia e a dignidade de quem cuidamos.
A comunicação entre os profissionais de saúde e o doente adquire uma dimensão ainda mais delicada e atenta. A linguagem técnica, frequentemente utilizada nas instituições de saúde, precisa ser adaptada para um discurso claro e culturalmente adaptado ao doente e aos familiares presentes. Assim, os profissionais devem estar capacitados para avaliar o nível de literacia dos doentes e cuidadores e ajustar as suas estratégias de comunicação, de forma personalizada.
Tecnologias de apoio à literacia
O recurso a tecnologias de informação e comunicação em saúde (eHealth), como o uso de aplicações móveis, plataformas de telemonitorização, vídeos e sistemas de mensagens........