Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer |
Assinala-se dia 21 de setembro
O Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer pretende consciencializar para a doença neurodegenerativa mais comum e principal causa de demência.
O diagnóstico atempado, e numa fase inicial da doença de Alzheimer e outras demências, adquire uma enorme importância, uma vez que a intervenção precoce pode alterar o prognóstico.
Este diagnóstico permite elucidar o doente, família e cuidadores, sobre a existência de esquecimentos, dificuldades na realização de tarefas, ou manifestações de irritabilidade. Nos últimos anos desenvolveram-se métodos diagnósticos mais precisos:
exames que permitem avaliar o desempenho cognitivo do doente (avaliação neuropsicológica); exames que permitem ver a estrutura cerebral (TAC de crânio ou Ressonância Magnética cerebral); e biomarcadores que representam as alterações neuropatológicas da doença (punção lombar e/ou PET).Em breve estará disponível uma análise ao sangue que permite determinar um dos biomarcadores que representam as alterações neuropatológicas da doença, devendo esta análise ser........