Privatizar com rumo: TAP, SATA e o Transporte Aéreo Nacional

A importância do hub de Lisboa na privatização da TAP

A TAP Air Portugal não é apenas uma companhia aérea. É a ponte que liga Portugal ao mundo, que aproxima famílias, sustenta o turismo, viabiliza negócios e garante a projeção internacional do país. É por isso que qualquer discussão sobre o seu futuro — nomeadamente sobre a privatização — não pode ser tratada como um simples dossiê financeiro. O que está verdadeiramente em causa é a reestruturação do transporte aéreo em Portugal.

O Aeroporto de Lisboa, enquanto principal hub da TAP, é o pilar central desse sistema. Permite receber e redistribuir tráfego entre vários mercados de forma mais rápida e eficiente do que muitos concorrentes europeus. Inicialmente valorizado pela sua posição geográfica, o hub de Lisboa tornou-se decisivo para afirmar a TAP como ponte atlântica entre a Europa, a África e as Américas, projetando-a no século XXI da aviação comercial.

Não é por acaso que a manutenção do hub de Lisboa foi uma das condições impostas pelo Governo aos potenciais interessados na privatização. Importa, contudo, esclarecer um ponto........

© diariOnline