O pónei da Feira dos Vinte
Menino inteligente e comunicativo, o Gabriel vive perto do lugar onde se realiza a Feira dos Vinte, nutre um carinho especial por animais e gosta de ajudar nas lides agrícolas. Era ainda muito pequenino quando pediu ao avô Vítor um pónei e, em cada Natal que passava, não desistia de voltar a pedir. Pensava que o seu desejo se concretizaria nas festas natalícias de 2025, mas não! E ficou triste...
Ao vê-lo assim, o avô prometeu levá-lo à Feira dos Vinte, o maior acontecimento da terra, de que toda a gente fala, cheio de vozes e sons, de cheiros misturados e de animais vindos de perto e de longe, onde tudo custa pouco, mas vale muito.
- “Será desta vez que vou ter um pónei?”, questionava-se o Gabriel.
Na ausência de respostas e com alguma ansiedade à mistura, contava os dias que faltavam para a Feira. Era tal a dificuldade que tinha em adormecer que, se dormisse ao relento, teria tempo para contar as muitas estrelas do céu.
Quando o dia 20 de janeiro chegou, depois de uma noite mal dormida, acordou mesmo antes de o sol nascer. O coração batia-lhe depressa, como se já soubesse que algo de especial estava para acontecer. A caminho da Feira, em silêncio e com o coração aos saltos, imaginava o pónei ideal: pequeno, castanho, com uma mancha branca na testa e olhos inteligentes. O avô........
