Dilexit nos1 é o título da quarta e mais recente encíclica2 que o Papa Francisco publicou sobre o amor humano e divino do Coração de Jesus, acerca do quem afirma que “precede-nos e espera-nos incondicionalmente, sem exigir qualquer pré-requisito para nos amar e oferecer a sua amizade” (nº 1). A publicação desta encíclica teve lugar na passada quarta-feira, dia 24 de outubro, às portas de, em Roma, se concluir o Sínodo e no âmbito da celebração dos 350 anos das aparições do Coração de Jesus a Santa Margarida Maria Alacoque3.
Ainda não tive oportunidade de ler, de forma pausada, o documento, mas uma leitura na diagonal já me permite apresentá-lo, no essencial, com o intuito de despertar nos leitores a curiosidade e o gosto em ordem à sua leitura integral.
O primeiro capítulo é dedicado à importância do coração. Com a ajuda das literaturas greco-romana e bíblica, procura responder à questão: “O que entendemos quando dizemos “coração”? E conclui afirmando que, “neste mundo líquido, é necessário voltar a falar do coração; indicar onde cada pessoa, de qualquer classe e condição, faz a própria síntese; onde os seres concretos encontram a fonte e a raiz de todas as suas outras potências,........