menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

“Mãe do Povo fiel”

7 9
previous day

 


 

Percorrido um longo e articulado trabalho colegial, e após a aprovação do Papa Leão XIV, o Dicastério para a Doutrina da Fé publicou, no passado dia 4 de novembro, uma Nota doutrinal sobre alguns títulos marianos referentes à cooperação de Maria na obra da salvação, cuja leitura vivamente recomendo.

Intitulada Mater Populi fidelis (“Mãe do Povo Fiel”), esta Nota não pretende apagar a devoção a Maria nem negar o valor de tradições antigas, como alguns quiseram fazer crer1. Pelo contrário, valoriza a devoção popular, entendida corretamente e em harmonia com a fé cristã, assim como acompanha e orienta os fiéis para que a linguagem usada na Igreja reflita a doutrina de forma clara e evite interpretações erróneas ou equívocas. É por isso que clarifica o sentido teológico e bíblico de vários títulos marianos2 da tradição e da devoção popular, preserva a doutrina católica sobre a função única de Cristo como Redentor e Mediador e orienta a devoção dos fiéis para que seja equilibrada e fiel à Revelação.

Começa por dissertar sobre a cooperação de Maria na obra da Salvação, apresentando-a como mãe no plano da graça, unida de modo singular ao trabalho de Cristo, desde a Encarnação até à Paixão e........

© Diário do Minho