Por Entre Linhas e Ideias

O que revela a inveja sobre aquilo que somos? Pensei, para a crónica de hoje, num conceito que mexe profundamente com as pessoas e com a nossa condição humana e sobre o qual, curiosamente, não abundam textos. É um sentimento que ninguém gosta de reconhecer, muito menos de assumir, e talvez por isso se esconda tão bem na nossa vida quotidiana.

Caros leitores, dizemos muitas vezes que admiramos e que ficamos felizes pelos outros, e muitas vezes é verdade. Mas nem sempre é assim. Há momentos em que o sucesso alheio nos incomoda e a alegria do outro nos custa, mesmo que não o admitamos. É nesses instantes que a inveja começa a insinuar-se, discreta, mas capaz de alterar a forma como olhamos para os outros e para nós próprios.

Na verdade, se pensarmos com algum cuidado, percebemos que não temos inveja da humanidade em geral, mas de pessoas concretas, daqueles que estão perto de nós, que fazem o mesmo caminho e que, de algum modo, parecem ocupar o lugar onde gostaríamos de estar. Como já notava........

© Diário do Minho