We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Posições e interesses

1 0 0
27.10.2021

As recentes negociações em torno do Orçamento do Estado do próximo ano vieram trazer à tona a necessidade de fazer intervir alguns princípios e técnicas da mediação de conflitos nesse tipo de conversações, para que as mesmas possam decorrer num clima cooperativo e chegar a um entendimento que satisfaça ambas as partes.

Com efeito, no geral, as partes tendem a debater e a negociar a solução de um determinado litígio com base nas suas posições, procurando aproximar as mesmas mediante a obtenção do máximo de concessões possível e a cedência do mínimo possível.

Contudo, desde logo, essas posições estruturam-se a partir de uma determinada visão da realidade, a que poderíamos chamar “paisagem”, usando a terminologia adotada pelo escritor argentino Silo.

Com efeito, este autor explica que “paisagem externa é o que percecionamos das coisas; paisagem interna é o que peneiramos delas com o filtro do nosso mundo interno. Estas paisagens são uma só e constituem a nossa indissolúvel visão da realidade[1].

E, mais adiante, agrega que “convém, além disso,........

© Diário de Trás-os-Montes


Get it on Google Play