Defesa, democracia e liderança. Ser relevante num mundo em risco
Num momento em que a guerra voltou ao espaço europeu e a influenciar a definição do mapa do poder global, as democracias enfrentam uma pressão interna crescente e a ordem multilateral revela sinais de crise, as palavras de Durão Barroso na entrevista ao Diário de Notícias, publicada na edição do 161.º aniversário, devem ser lidas como o peso da sua experiência e levadas muito a sério.
Quando alguém que liderou a Europa na maior crise financeira da sua história e esteve recentemente no centro da resposta internacional à pandemia lê o presente com preocupação - vivemos um dos períodos internacionais mais perigosos desde a Segunda Guerra Mundial e a Europa está no centro desse risco - é de um aviso informado que estamos a falar.
O ex-presidente da Comissão Europeia identifica a ameaça russa como a mais direta e urgente para a Europa. E não é apenas militar. É também política, tecnológica, energética e informacional. É híbrida e persistente.
Há, na Europa e fora dela, quem defenda que a estabilização do conflito passará inevitavelmente por concessões à Rússia e pela aceitação de um “compromisso imperfeito”........© Diário de Notícias





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Mark Travers Ph.d
Waka Ikeda
Tarik Cyril Amar
Grant Arthur Gochin