We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O CDS e as autárquicas: "manita" + 1. E mais umas quantas

6 1 15
06.10.2021

São tantas as eleições nas autárquicas que, em 308 concelhos e 3091 freguesias, há sempre hipótese de vaias e aplausos para alguém. É quase impossível não encontrar um "bibinha" para consolar derrotados ou uma nódoa para amarrotar vencedores. Há que ter cuidado e objectividade, além de experiência histórica, para analisar eleições autárquicas.

Para evitar charadas analíticas, está estabelecido que vitórias ou derrotas globais se aferem pelo número de câmaras ganhas ou perdidas e pela variação na relação de forças neste indicador. E pesa também a importância das câmaras. Assim, o PS venceu, embora amolgado por perdas importantes e pela subida dos municípios ganhos por PSD e CDS, com destaque para Lisboa.

Disseram-me que houve um comentador que desmereceu na televisão as vitórias do CDS e apontou para a quebra de votos onde concorreu sozinho.

Em 2013, o facto da noite para o CDS foi a "manita", como se diz no futebol: o CDS somou a Ponte de Lima mais quatro câmaras. E Paulo Portas fez a festa - e bem -, numa noite que, no globo, correu mal. O........

© Diário de Notícias


Get it on Google Play