É preciso travar os preços!
A taxação dos lucros extraordinários das petrolíferas, solicitada pelos governos de Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e Áustria à Comissão Europeia, é apresentada como resposta à crise do custo de vida. Compreendo e até acompanho a medida – num contexto em que famílias e empresas enfrentam aumentos contínuos, é legítimo exigir mais de quem mais lucra. Mas não é suficiente. E, mais grave, arrisca ser apenas um álibi político para evitar o debate que realmente importa: o controlo de preços.
Taxar lucros não baixa o preço dos combustíveis, não reduz a conta do supermercado, não alivia o bolso de quem vive com o orçamento no limite. É no fundo uma medida sem qualquer garantia de que esse dinheiro reverta........
