Opinião: “A religião nos Países Baixos: de sociedade cristã a país cada vez mais secular” |
Compre a versão digital
CIM Região de Coimbra Arganil Cantanhede Condeixa-a-Nova Góis Lousã Mealhada Mira Miranda do Corvo Montemor-o-Velho Mortágua Oliveira do Hospital Pampilhosa da Serra Penacova Penela Soure Tábua Vila Nova de Poiares
Região Centro Aveiro Cast. Branco Guarda Leiria Viseu
Compre a versão digital
Opinião: “A religião nos Países Baixos: de sociedade cristã a país cada vez mais secular”
Os Países Baixos, historicamente marcados por uma forte tradição religiosa ligada ao Cristianismo, têm passado por mudanças profundas nas últimas décadas. O país, que durante grande parte do século XX foi fortemente influenciado pelas igrejas, tornou-se hoje uma das sociedades mais secularizadas da Europa.
Durante muitos anos, a religião teve um papel central na organização da sociedade holandesa. Católicos e protestantes viviam muitas vezes em comunidades separadas, com as suas próprias escolas, jornais, sindicatos e até partidos políticos. Este sistema ficou conhecido como “pilarização” e marcou profundamente a vida social e política do país.
No entanto, a partir da década de 1960, iniciou-se um rápido processo de secularização. A frequência nas igrejas começou a diminuir de forma significativa e muitas instituições religiosas perderam influência na vida pública. Actualmente, uma grande parte da população declara não seguir qualquer religião.
Entre os cidadãos que ainda se identificam com uma fé religiosa, o Catolicismo e várias correntes do Protestantismo continuam presentes, embora com um número de fiéis muito inferior ao de décadas anteriores.
Ao mesmo tempo, outras religiões ganharam maior visibilidade, especialmente o Islamismo, em grande parte devido à imigração nas últimas décadas.
Alguns factores como a modernização, o aumento da educação e a valorização da liberdade individual como algumas das principais causas desta mudança. Hoje, nos Países Baixos, a religião deixou de ser um elemento central da identidade colectiva e tornou-se sobretudo uma escolha pessoal.
Redação Diário As Beiras
Deixe o seu Comentário Cancelar resposta
O seu email não vai ser publicado. Os requisitos obrigatórios estão identificados com (*).
Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.
Δdocument.getElementById( "ak_js_1" ).setAttribute( "value", ( new Date() ).getTime() );
Opinião: "A religião nos Países Baixos: de sociedade cristã a país cada vez mais secular"
Opinião: "A Baixa de Coimbra: um laboratório de desigualdades"
Reparação do canal de rega do Baixo Mondego arranca na próxima semana
Câmara quer deslocalizar instalações da GNR de Coimbra
Opinião: “A religião nos Países Baixos: de sociedade cristã a país cada vez mais secular”
Opinião: “A Baixa de Coimbra: um laboratório de desigualdades”
Copyright © 2025 Diário As Beiras. All Rights Reserved
Política de privacidade