We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Baterias, Mobilidade e...”

1 0 0
04.09.2021

A transição para a neutralidade climática trará oportunidades significativas, tais como potencialidades em termos de crescimento económico, de novos modelos de negócio e de novos mercados, de novos empregos e de desenvolvimento tecnológico.
As baterias constituem uma possibilidade de utilizar uma profunda transformação para criar postos de trabalho de elevada qualidade e aumentar a produção económica. Podem tornar-se um fator determinante para a competitividade e a liderança industrial da UE, nomeadamente para a indústria automóvel europeia.
A Comissão Europeia pretende que a UE se torne um líder industrial e aumente a sua autonomia estratégica no setor das baterias, ao longo da cadeia de valor de importância estratégica e propôs uma abordagem liderada pela indústria. No domínio das baterias, a UE está a mobilizar todos os seus instrumentos de apoio, abrangendo todo o ciclo de inovação, desde a investigação fundamental e aplicada até à demonstração, primeira implantação e comercialização.

Atualmente, a quota europeia na produção de células de baterias a nível mundial é de apenas 3%, enquanto a Ásia tem uma quota de 85%. A Europa encontra-se muito dependente das importações de células e de matérias-primas para baterias utilizadas na cadeia de abastecimento.
Para evitar uma dependência tecnológica e tirar partido do potencial das baterias em termos de emprego, crescimento e investimento, a Europa tem de avançar........

© Correio do Minho


Get it on Google Play