menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

“Sete Fontes, o Monumento Nacional”

10 0
yesterday

No passado dia 1 de dezembro, fomos desafiados, por um grupo do programa ERASMUS, a fazer uma visita guiada ao Complexo Eco-Monumental das Sete Fontes. Imediatamente acedemos ao pedido e partilhámos com jovens de 6 nacionalidades diferentes o nosso conhecimento sobre este local.
Assim que iniciámos o nosso percurso, percebemos a admiração de quem visita este espaço pela primeira vez. Percorremos as canalizações de pedra e, ao fundo, surge um vislumbre de um edifício “com uma tonalidade rosa”, envolto na natureza, que dá um sentido mágico a toda a paisagem. Com alguns passos apenas, chegamos ao ano de 1744 e conhecemos as primeiras estruturas deste complexo, as conhecidas “Mães d' água - gémeas”. Como o foco deste grupo era a água, explicámos o funcionamento das bacias de decantação, assim como a importância de termos dois respiros neste complexo, permitindo a circulação da água.

Apresentar as Sete Fontes é também apresentar Braga e contextualizar a cidade dos arcebispos, afinal este complexo foi pensado inicialmente pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, com a finalidade de levar água para o........

© Correio do Minho