We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Falta de professores”

4 0 0
22.11.2021

Foi notícia esta semana a falta de professores e as medidas que o Governo pretende implementar para dar resposta a este problema.
Ficamos a saber, de acordo com um estudo da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, perto de 40% dos 120 000 docentes em exercício de funções em 2018/2019 irão aposentar-se até ao ano letivo 2030/2031. Por outro lado, e igualmente preocupante, o mesmo estudo indica que, no mesmo período, existirá uma redução de 15% no número de alunos. Cruzando estes dois valores, conclui-se que, até 2030, será necessário recrutar 34 508 docentes, a um ritmo de 3 451 por ano.
Este estudo vem concretizar em números, percentagens e prazos esta ameaça de que as Escolas há muito já tomaram consciências e para a qual, através de diversos porta-vozes, foram alertando a tutela. A clareza dos dados parece ditar o início de medidas para dar resposta a este preocupante panorama.

O problema existe já e, como sabemos, anuncia-se há anos. Atualmente, deparamo-nos com dificuldades de prover colocações em horários de áreas........

© Correio do Minho


Get it on Google Play