We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Os magníficos irmãos Sameiro”

3 0 0
17.10.2021

Não é muito fácil encontrar uma família em que três dos seus membros, neste caso irmãos, tivessem obtido uma notoriedade desportiva e social tão elevada como aconteceu com os célebres irmãos Sameiro.
Existe nos registos paroquiais de Rossas (Vieira do Minho) uma certidão de nascimento onde consta que o mais célebre dos irmãos, Vasco Santiago Ribeiro Pereira do Sameiro, nasceu nessa freguesia, a 3 de março de 1906, sendo filho de António Gaspar Ribeiro e Maria dos Prazeres Cruz Ribeiro, que viriam a casar na freguesia de S. Victor, em Braga. Há a referir que a sua família adquirira, então, uma propriedade, conhecida por “Sameiro”, e daí terá derivado o nome “Sameiro”.
Entre os três irmãos (Gaspar, Roberto e Vasco) o que mais se notabilizou foi precisamente Vasco Sameiro tendo, também, uma carreira desportiva mais longa do que a dos seus irmãos.
O seu irmão Gaspar venceu, em 1931, o Primeiro Circuito de Vila Real, tendo pilotado um Ford A, enquanto o irmão Roberto pilotou um Alfa Romeo 6C 1750. No ano seguinte foi a vez de Vasco Sameiro vencer esse “Circuito de Vila Real”.

Ainda nesse ano de 1932, a família de pilotos “Sameiro” obteve uma grande projeção nacional, após a participação, no dia 3 de abril de 1932, no “II Circuito do Campo Grande”, em Lisboa.
Apesar de terem disputado essa prova com os melhores pilotos nacionais, a classificação final desse circuito não deixou dúvidas a ninguém acerca das qualidades desportivas destes irmãos: o primeiro lugar foi para Gaspar Sameiro, o segundo lugar para Vasco Sameiro e o terceiro lugar para Roberto Sameiro!
........

© Correio do Minho


Get it on Google Play