We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

“Dois debates, uma certeza”

1 0 0
07.09.2021

Nesta época de regresso à vida normal, estamos perante a saudável anormalidade da realização simultânea de milhares de atos eleitorais. As autárquicas dispersam a demo- cracia de um modo único e insubstituível.
Ao contrário da distância dos cargos políticos “centrais”, a eleição dos representantes locais aproxima as comunidades do processo democrático e dos seus principais protagonistas.
Esta proximidade convida ao aparecimento de candidaturas mais ou menos espontâneas, muitas vezes sem qualquer tipo de possibilidade de vencer as conten- das, mas úteis e interessantes do ponto de vista da dinâmica local dos partidos e da chamada sociedade civil.

Em Braga, as eleições de 2021 são animadas por um conjunto extenso de pessoas que, seguramente de boa-fé, se apresentam para melhorar o concelho onde vivem.
São oito os candidatos à Presidência da Câmara Municipal. Em boa verdade, dever-se-ia dizer, neste tempo em que o politicamente correto corrói as seculares regras gramaticais, que são 8 as candidatas, já que 5 mulheres se apresentam a sufrágio, naquela que é uma das notas mais positivas do pleito.
Diria, no entanto, que aqui terminam as boas novidades da contenda local que há de ser resolvida no próximo dia 26. É que, destas oito candidaturas, apenas duas se apresentam com real conhecimento dos........

© Correio do Minho


Get it on Google Play