Adeus ao novembro inesquecível
Despedimo-nos de novembro, o mês da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 1695. Mas foram 30 dias que ficarão na história, marcados por episódios conturbados e, ao mesmo tempo, de aprendizado e fortes emoções. A despedida foi gloriosa com a segunda Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver — 10 anos depois da primeira. Mais de 300 mil mulheres de pele preta, entre elas pessoas brancas antirracistas, tomaram conta das vias centrais de Brasília.
Fique por dentro das notícias que importam para você!
Vindas de todos os estados e até do exterior, elas trouxeram aos Poderes da República e à sociedade desafios à construção de um novo modelo civilizatório. Passados cinco séculos da descoberta do Brasil, o país não conseguiu erradicar o racismo, a escravidão e as injustas e desumanas desigualdades sociais e econômicas.
No Manifesto das "Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver", elas deixam claro que as "medidas reparatórias devem ser adotadas com investimentos não só em políticas públicas efetivas que reconheçam o processo histórico de violação de direitos, mas também a partir da garantia do protagonismo e autonomia das mulheres negras e gestão de ações diversas, inovadoras e radicais".........





















Toi Staff
Penny S. Tee
Sabine Sterk
Gideon Levy
John Nosta
Mark Travers Ph.d
Gilles Touboul
Daniel Orenstein