Papai Noel é São Nicolau

José Sarneyex-presidente da República, escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras

Fique por dentro das notícias que importam para você!

O Natal é a grande festa da humanidade. Ao mesmo tempo em que afirma a presença de Cristo no mundo, marca o tempo de nossas vidas. Celebramos assim o advento e o nascimento de Jesus, os santos de nossa devoção e as tradições religiosas cristãs em todos os cantos do mundo.

O simbolismo do Natal é profundo. Ele representa o pacto de Deus com o homem: o Criador enviou seu filho à Terra, dando-lhe a condição humana para a nossa salvação, em um caminho que se inicia na manjedoura e se completa no sofrimento extremo da carne com o sacrifício da crucificação.

Essa festa da Natividade, pelo plano de Deus, foi uma construção religiosa que começou com o nascimento de Jesus e, ao longo dos séculos, foi agregando elementos da cultura popular e a organização que a Igreja na sua liturgia construiu.

Papai Noel originou-se na figura de São Nicolau, bispo da cidade de Mira, na Turquia (Bispo Nicolau de Mira), que, no século 4, era reverenciado por presentear, inclusive com ouro, secretamente, pessoas pobres e necessitadas. Sua fama cruzou o Oriente e o Ocidente. Depois, o tempo deu um enfeite à celebração natalina, o pinheiro — como suas folhas são........

© Correio Braziliense