Como a educação do DF virou referência para o Brasil em alfabetização |
Hélvia Paranaguá — secretária de Educação do Distrito Federal
Fique por dentro das notícias que importam para você!
No Distrito Federal, levamos a sério a frase dita por Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, ao promulgar a Constituição de 1988: "A cidadania começa com o alfabeto." Ler e escrever não são apenas habilidades técnicas: são instrumentos de dignidade, autonomia e pertencimento. A alfabetização e o letramento possibilitam a vida em sociedade e a inclusão.
É com esse compromisso que o Distrito Federal vem avançando, de forma consistente, no enfrentamento do analfabetismo. Dados recentes da Síntese de Indicadores Sociais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que o DF registra hoje a menor taxa de analfabetismo do país: 1,8%. Em 2022, conforme Censo Demográfico, nossa taxa de analfabetismo era de 2,8%.
Podemos destacar, ainda, os dados da Pesquisa Distrital por Amostra Domiciliar (PDAD), que considera nossas 33 Regiões Administrativas. Em 2021, nosso percentual de pessoas sem escolaridade era de 4,2% e caiu, em 2024, para 1,5% da população. A PDAD é muito importante para nós pois indica exatamente onde essas pessoas estão e, consequentemente, onde precisamos ofertar........