menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Visão do Correio: Um papado pela união dos povos

5 1
23.04.2025

Primeiro latino-americano a se tornar papa, Jorge Mario Bergoglio liderou a Igreja Católica sem esquecer das origens. O legado deixado por Francisco — de tolerância, cuidado com o planeta e com as pessoas e atenção aos dilemas da modernidade — foi construído também por passagens e atuações marcantes na região com o maior número de católicos do mundo.

A primeira viagem internacional, aliás, teve o Brasil como destino — em julho de 2013, cerca de 100 dias depois de ser alçado à pontífice — para participar da Jornada Mundial da Juventude. Ao visitar a favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, Francisco deu sinais do que ensinaria ao longo dos 12 anos de papado: "Se pode colocar mais água no feijão? Sempre! E vocês fazem isso com amor, mostrando que a verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração", disse em um palco montado num campinho de várzea.

Nessa empreitada pelo coletivo, Francisco inovou. Trouxe a crise climática para a pauta da Igreja, com o tom de liderança política que também lhe era característico. Em 2015, publicou a primeira encíclica........

© Correio Braziliense