menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Condenar Bolsonaro pelo golpe não basta. Vidas negras também pedem justiça

5 23
13.04.2025

DOUGLAS BELCHIOR, professor de história, cofundador da Uneafro Brasil e da Coalizão Negra por Direitos, diretor do Instituto de Referência Negra Peregum

O ex-presidente Jair Bolsonaro virou réu por tentar dar um golpe de Estado. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) é histórica, mas não basta. Não pode se limitar ao 8 de janeiro de 2023. Os crimes relacionados àquele dia são só a ponta do iceberg. O racismo planejado, a necropolítica e o desmonte dos direitos humanos também precisam se assentar no banco dos réus. O ex-presidente cometeu crimes muito antes. E não só contra a democracia e o sistema político, mas contra a dignidade, a saúde e a vida da maioria da população brasileira, sobretudo da população negra.

A tentativa de golpe foi só o último ato de uma escalada autoritária. Durante quatro anos, o governo Bolsonaro atacou a Constituição Federal, os direitos sociais e o pacto civilizatório mais básico: o direito de existir. Sua política foi a da negação da ciência, da militarização da vida pública, da fome, da violência e da morte. E a maior parte das vítimas têm cor. A necropolítica não foi uma consequência de ações desconexas de um governo. Foi uma estratégia. O racismo em Bolsonaro e seu governo não é só estrutural. É planejado.

Foi planejado quando ele desmontou as políticas de cotas, atacou a Lei........

© Correio Braziliense