menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A religião ainda importa?

6 7
12.05.2025

MARTA HELENA DE FREITAS, Professora doutora, coordenadora do Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura na Universidade Católica de Brasília (UCB)

Assistimos aos impactos mundiais da morte do papa Francisco e da eleição do novo papa Leão XIV. Foi pelo WhatsApp que me chegaram as primeiras notícia e reações:"Triste perda, liderança rara, nesses tempos feios"; "Independentemente da religião, todos admitem sua força, coragem, humildade e defesa dos pobres"; "Um líder, sempre em favor dos pobres, dos Palestinos, imigrantes... chorei, viu?".

As reações, algumas céticas outras não necessariamente católicas, comungam entre si o sentimento de perda diante da morte de alguém que as representava, de algum modo, por buscar realizar um sentido de vida, de humanidade, de valores em prol de um mundo melhor. Daí a pergunta: será que a religião ainda importa?

Há dois modos de se pensar uma possível resposta. De um lado, o peso das religiões no mundo contemporâneo. Eís a resposta oferecida por um aplicativo de inteligência artificial (IA): "Sim, a religião exerce influência profunda na humanidade, moldando culturas, comportamentos e valores. Ela oferece sentido à vida, esperança e estrutura moral que orienta as ações dos indivíduos e comunidades. Além disso, a religião pode ser fonte de conforto, paz e........

© Correio Braziliense