Proteção acessível, e gratuita

País da vacinação era um título que o Brasil ostentava com orgulho, um exemplo para o mundo. Graças ao Programa Nacional de Imunizações e à adesão da população, conseguimos erradicar doenças graves e mitigar efeitos perigosos de outras. Por uma série de fatores, porém, baixamos a guarda. A percepção errônea de que algumas enfermidades não oferecem mais perigo; a falta de confiança nos imunizantes, motivada por informações falsas; a pandemia da covid-19 e a ação de grupos antivacina nos levaram a andar para trás. O dano foi exacerbado com os quatro anos de um governo negacionista e a consequente escassez de campanhas de comunicação — outrora massivas —, alertando sobre a importância dos imunizantes. O retrocesso nos fez abrir a porta para a reintrodução de doenças que estavam eliminadas ou controladas por aqui.

Siga o canal do Correio Braziliense no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu........

© Correio Braziliense