A combinação entre atratividade física e social pode trazer muitos benefícios para quem a aplica na vida pessoal e profissional.
Porque uma pessoa não investiria em atributos que complementam sua inteligência, especialização e experiência? Esta é a pergunta central do livro que comecei a ler recentemente, Capital Erótico, da cientista social Catherine Hakim. Alguns podem achar injusto ou equivocado pensar que existem elementos na personalidade humana tão importantes para o sucesso quanto a experiência, o estudo, ou o esforço. Mas é fato que os elementos que a autora destrincha em seu livro nos força a confrontar a realidade.
Estamos habituados a valorizar qualificações, experiência de trabalho, mas cada vez mais os cientistas comprovam que pessoas que possuem atrativos físicos e sociais - como boa capacidade de apresentação pessoal, sex appeal, beleza, boa comunicação e postura – conseguem se destacar profissional e socialmente.
Em 1983, o sociólogo francês Pierre Bordieu determinou três atributos pessoais que ajudam o indivíduo a se destacar: o capital econômico, o cultural e o social. Em 2010, Hakim aprofundou os estudos e, por meio de uma série de pesquisas, identificou a existência de um quarto atributo,........