Como a análise política se tornou alvo dos fakes da I. A.

A I.A. vem, rapidamente, se espalhando como uma praga por todo o espectro da Internet. O que seria bastante previsível, considerando que o modelo Big Tech para a I.A.  é o tecnofeudalismo, baseado no lucro e no controle mental/social, e não no compartilhamento/expansão do conhecimento e na criação de melhores condições para um coletivo de cidadãos bem-informados.

A I.A., em muitos aspectos, é a antítese da civitas. Antes da explosão da  I.A., várias camadas da Internet já haviam sido distorcidas, convertendo-se em uma série de campos minados espalhados por uma gigantesca rede de esgoto. A I.A. – controlada pela Big Tech – em muitos aspectos já havia revelado ser uma fraude. Agora ela é uma arma.

Há diversos canais do YouTube manipulados por I.A. , roubando imagem e voz de alguns de nós analistas políticos independentes. Uma lista não exaustiva inclui alvos como John Mearsheimer, Larry Johnson, Richard Wolff, Glenn Diesen, Yanis Varoufakis, o economista Paulo Nogueira Batista e eu mesmo.

Não é por acidente que todos nós somos analistas independentes de geopolítica e geoeconomia, que quase todos nós nos conhecemos pessoalmente e somos convidados para os mesmos podcasts.

Em meu caso particular, há canais em inglês, português e até espanhol: eu........

© Brasil 247