DELFIM NETTO (1928-2014)
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Falecido na última segunda-feira, aos 96 anos, o czar da economia do regime militar, Antonio Delfim Neto, sempre contou com permanente ajuda da mídia brasileira para embelezar a própria biografia.
"Um dos economistas mais brilhantes que o país teve", disse nota de falecimento publicada pela FGV Ibre, instituição de referência em assuntos econômicos, à frente de um coral de elogios, liderados pelos grandes jornais do país.
Em cinco décadas de vida pública, Delfim colocou uma inteligência reconhecidamente poderosa e um inegável conhecimento da economia brasileira a serviço de um projeto que alimentava a construção de uma sociedade cruel e desigual, num projeto de submissão aberta ao imperialismo.
Identificado por uma frase que por anos a fio foi divulgada como síntese de um pensamento claramente anti-social ("é preciso fazer o bolo crescer para que possa ser comido"), Delfim teve força política para convencer os principais veículos de comunicação a divulgar um desmentido que convinha a sua imagem -- e garantir, 24 horas ao dia, ao longo de anos e anos, que jamais dissera tal coisa.
Não convenceu e acabou carregando consigo a noção de que submeteu........
© Brasil 247
visit website