We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

Bolsonaro e o medo da verdade

2 52 0
22.12.2019

Por Paulo Moreira Leite, para o Jornalistas pela Democracia -

Reflexo de um país traumatizado por 21 anos de ditadura, a Constituição reserva um espaço generoso para defender a liberdade de expressão e denunciar a censura.

No artigo 5o., se diz que "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença." No parágrafo XIV do mesmo artigo se assegura "a todos o acesso a informação" e a proteção do "sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".

Já no artigo 220, a Constituição reforça: "nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço a plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunicação social".

Diante de determinações tão explícitas, não custa recordar o que ocorreu na ultima sexta-feira, 20 de dezembro, quando Jair Bolsonaro respondia perguntas de um grupo de jornalistas, em Brasília. Diante de uma questão atual e justificada ( "o senhor pretende transferir a embaixada em Israel para Jerusalém?") Bolsonaro desconversou e mudou de assunto de forma grosseira: "você pretende casar comigo?," disse para o repórter. " Não seja preconceituoso. Você não........

© Brasil 247