O mundo ficou covarde |
Se Trump decidisse invadir a Europa hoje, só para se divertir, teríamos um debate interminável sobre os limites do novo fascismo. Tudo acontece e passa a ser discutido como pautas de controvérsias porque o mundo ficou covarde. Trump existe como consequência desse alarido e dessa covardia.
O mundo debate coisas e pessoas e ouve especialistas. E os especialistas já estão dizendo o que diziam por antecipação, que o ataque à Venezuela é um crime de agressão pelas leis internacionais. O que não significa nada, porque o conceito de agressão internacional se degrada, mesmo que mude a vestimenta, desde antes de Hitler.
E só os especialistas sabem de leis internacionais e só eles respeitam leis internacionais. O mundo que poderia deliberar alguma coisa, por instituições esvaziadas e sem sentido, não delibera mais nada por lei alguma.
A ONU não delibera, se delibera não tem poder para impor o que decide. Ninguém sabe dizer hoje os nomes de dois líderes relevantes da Europa. Ninguém sabe o nome do primeiro-ministro britânico.
O mundo é todo ele uma rede social, já a partir dos seus governantes. Todos são o que chamavam um dia de caixa de ressonância recíproca, quase todos na mesma modulação. E não há uma voz, uma só, que nos inspire como guia.
Todos reproduzem o que........