As facções das fake news devem ser enfrentadas nos pântanos em que vivem |
Circula pelas redes sociais e pelos grupos de zap mais um abaixo-assinado para que a Câmara abra processo de cassação de Nikolas Ferreira por disseminação de fake news. É preciso, mas é pouco.
Não serão os recursos formais e as instituições que irão conter hoje um Nikolas Ferreira e outros das mesmas facções. Não serão o sistema de Justiça nem as normas de conduta do Congresso. Se fossem, eles já teriam sido contidos.
Hoje, Nikolas é muito mais um caso para a guerrilha das redes sociais, e menos para o governo ou para as autoridades das polícias, do Ministério Público e do Judiciário. As estruturas institucionais não têm nenhuma efetividade nessa guerra, com decisões pontuais apenas na área eleitoral.
Nenhum Hugo Motta levará adiante uma proposta de cassação do mandato do deputado da peruca, se ele não for visto como galinha morta do fascismo. Essa é uma briga de rua, na barra pesada da esfera pública que eles dominam.
Na semana passada, ao mostrar uma reportagem sobre a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5mil, o Jornal Nacional ouviu a funcionária de escritório de uma empresa.
A moça apareceu sentada no seu local de trabalho e disse em resumo o........