Ainda sobre o Data Center de 200 bilhões de reais
Anteontem (21/12), escrevi um texto sobre a instalação do Data Center do TikTok em Caucaia, empreendimento que promete aportar 200 bilhões de reais em investimentos no estado do Ceará, algo nunca antes acontecido e, até bem pouco tempo, inimaginável.
Vejo como equipamento fundamental para alavancar a geração de empregos no estado (inclusive de empregos com exigência de alta qualificação, portanto, mais bem remunerados após consolidado), e, também, como empreendimento capaz de catapultar o desenvolvimento econômico cearense, até mesmo nacional, haja vista se tratar do maior centro de processamento de dados do país, que, uma vez erigido, tende a atrair a instalação de uma cadeia de empresas assessórias voltadas ao seu funcionamento.
No texto, citei mais razões pelas quais compreendia ser de suma importância a chegada do Data Center do TikTok na Zona de Processamento para Exportação (ZPE) do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP). Baseei-me nos debates que estão sendo realizados entre o Ministério Público Federal, o governo do Estado, as empresas parceiras desenvolvedoras no Ceará e as comunidades afetadas pelo futuro equipamento.
No entanto, pelas críticas que recebi, vejo necessário deixar grafado que, apesar de compreender ser imprescindível a instalação do Data Center no Pecém, entendo que ele........





















Toi Staff
Sabine Sterk
Gideon Levy
Penny S. Tee
Waka Ikeda
Grant Arthur Gochin
Daniel Orenstein
Beth Kuhel