Um novo mapa-múndi está se formando?
Em termos de geopolítica, sim. Estamos de fato desenhando um “novo mapa-múndi”, não no sentido cartográfico clássico, mas na redistribuição real de poder, alianças, rotas econômicas e esferas de influência. O mundo não está apenas mudando: ele está se reorganizando estruturalmente.
Após o fim da Guerra Fria - lá pelos idos de 1901, com a dissolução da União Soviética, consolidou-se um mundo unipolar, com hegemonia dos Estados Unidos. Esse modelo está em crise: estamos rapidamente passando de um mundo unipolar a um mundo fragmentado. Hoje, emerge um sistema multipolar, marcado por: disputa entre grandes potências (EUA, China, Rússia), autonomia estratégica de potências regionais, enfraquecimento das instituições multilaterais clássicas (ONU, OTAN, etc).
As guerras contemporâneas redesenham fronteiras invisíveis. Conflitos armados e tensões prolongadas não apenas deslocam fronteiras físicas, mas reorganizam alianças globais: a guerra na Ucrânia reposiciona a Rússia frente ao Ocidente; o Oriente Médio permanece como epicentro de instabilidade sistêmica; a Ásia-Pacífico torna-se o novo centro da disputa........
