Guerra sinistra

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Cuidado! Você pode ficar em recuperação e até não passar de ano. Por isso, estude sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. É matéria obrigatória nas aulas de História. Serve pra você, filhos, netos.

Já a principal guerra que nosso país se envolveu, a mais longa, a mais sangrenta e com mais prejuízos, está sepultada como seus quase 400 mil mortos – pelo menos nas escolas. Pouco lembramos do conflito com o Paraguai, na segunda metade do século XIX.

No livro Guerra Sem Fim, Um Romance sobre a Guerra do Paraguai, o escritor Mauro Silveira, conta como uma briga política no Uruguai causou o conflito que uniu Brasil, Argentina e Uruguai contra os paraguaios.

Em pouco mais de 300 páginas o escritor revela que a Guerra não terminava porque do lado de lá Solano López não se entregava; do lado de cá, o imperador Pedro II só admitia a paz com o ditador paraguaio preso.

O que levaria 5 meses se arrastou por 6 anos. Na maior guerra da América do Sul, o Paraguai perdeu mais da metade da população e o Brasil entrou numa........

© Brasil 247