Que venha 2026, será um ano turbulento

Com certeza eu não conseguirei lembrar de todos os eventos ocorridos no decorrer de 2025, mas vale a pena relembrar algumas dessas situações, positivas e negativas, pois deixaram marcas e suas consequências possivelmente estarão presentes no ano de 2026.

Tudo indica que 2026 será um ano turbulento, tanto no Brasil e América Latina, como no resto do mundo e tentar fazer um uma breve retrospectiva de 2025 pode apontar o que nos espera no ano que chega.

Posso começar pela posse de Donald Trump, em janeiro de 2025. A primeira surpresa é que o seu mandato ainda não completou um ano e a sensação que temos é que o fanfarrão fascista ocupa há anos a cadeira da presidência dos Estados Unidos. O seu governo começou com ameaças dirigidas ao mundo todo, já anunciadas no discurso de posse, em conjunto com o seu vice JD Vance.


De cara disse que “os inimigos dos EUA, externos e internos, seriam os alvos do governo”. Ameaçou invadir o Panamá, o México, a Groenlândia, anexar o Canadá. Criou um tarifaço global, mobilizou a guarda nacional e colocou suas tropas contra a população das cidades governadas pelos democratas, especialmente as que têm prefeitos negros e mulheres.


Transformou a polícia de imigração (ICE) em uma verdadeira Gestapo e passou a perseguir, prender e deportar imigrantes, mesmo aqueles legalizados, separando famílias e criando pânico na população. Deslocou a frota de guerra para a costa da Venezuela, assassinou mais de cem pescadores venezuelanos e colombianos, roubou (com uso de violência), até o momento, três petroleiros da Venezuela. Trump mostrou a verdadeira face dos Estados Unidos, a sua natureza truculenta, uma ditadura plutocrática, violadora de direitos humanos, que não cumpre as normas do direito internacional, colocando em risco a paz no mundo e o seu próprio povo.


Trump também apresentou a nova política de segurança nacional dos Estados Unidos, reeditando a velha Doutrina Monroe e a política do “Big Stick” (política do porrete) de Theodor Roosevelt, centrando a sua atuação na........

© Brasil 247