menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

O roubo [coreografado] da maior reserva de petróleo do mundo

6 23
04.01.2026

O Ano Novo começou com mais um grave crime cometido pela potência imperial do mundo.

A invasão e o bombardeio da Venezuela, mais o sequestro do presidente Nicolás Maduro, são atos terroristas dos Estados Unidos para se apoderarem da maior reserva certificada de petróleo do mundo.

Os EUA nunca esconderam que jamais aceitariam uma “nova Cuba” no hemisfério americano. Representaria uma derrota humilhante para o poder imperial.

Desde que Hugo Chávez conquistou a presidência e depois o poder pela via eleitoral em 1998, todos governos dos EUA –democratas e republicanos– promoveram mecanismos permanentes de desestabilização política, bloqueio econômico e apoio financeiro à oposição ultradireitista.

Mas, na realidade, é o petróleo venezuelano abundante, em quantidade maior que qualquer outro país do mundo, que sempre esteve na mira do establishment estadunidense e que orientou a política intervencionista adotada nos últimos 27 anos pelos EUA em relação à Venezuela.

Trump retomou com força a Doutrina Monroe em relação às Américas, é verdade, mas a atual estratégia bélica agressiva tem tudo a ver com o objetivo imperialista de dominar as principais fontes de petróleo do mundo com métodos mafiosos.

Na última semana, Trump bombardeou a Nigéria, maior produtor de petróleo da África, sob o pretexto de combater o Estado Islâmico. E retomou as........

© Brasil 247