menu_open
Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close
Aa Aa Aa
- A +

O encontro dos BRICS e a armadilha do dólar

5 0
25.10.2024

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

No recém realizado XVI Encontro de Cúpula dos BRICS, em Kazan, Rússia, uma das principais preocupações presentes nos debates e estampadas na resolução final diz respeito à necessidade de se buscar alternativas que nos possibilitem sair da armadilha mortal representada pelo atrelamento do comércio internacional ao dólar dos Estados Unidos.

Para que tenhamos uma compreensão mais bem fundamentada sobre o real significado da atual vinculação dos negócios transnacionais à moeda estadunidense, convém que façamos um breve repasso histórico do surgimento e evolução do modelo que nos aprisiona e nos causa tantos problemas.

Em 1944, pouco antes da já vislumbrada derrota definitiva da Alemanha hitlerista na II Guerra Mundial, as potências que lideravam o campo oposto ao Eixo nazista organizaram um encontro na cidade de Bretton Woods, nos Estados Unidos, para traçar as linhas básicas daquilo que viria a constituir a nova ordem internacional que deveria imperar na nova situação geopolítica que estava se consolidando.

Em função do enorme poderio militar e econômico que os Estados Unidos ostentavam naquele momento, o dólar estadunidense foi alçado à categoria de moeda base para as transações internacionais. Estipulou-se, então, que haveria uma convertibilidade entre o dólar e o ouro. Em outras palavras, uma nação que possuísse determinada quantidade da moeda estadunidense poderia exigir sua conversão ao equivalente em ouro em qualquer momento. Foi em função de tais condições que o dólar dos Estados Unidos passou a exercer o papel de meio de pagamento referencial para o comércio exterior.

Porém, levando em conta sua enorme hegemonia sobre o conjunto dos países fora do bloco socialista, em 1971, durante o governo de Richard Nixon, as autoridades estadunidenses tomaram a decisão de pôr fim à convertibilidade de sua moeda ao........

© Brasil 247


Get it on Google Play