menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A turbulência atual é parte da luta de classes

5 0
28.12.2025

Longe de esmorecer, a crise detonada a partir de revelações de fontes anônimas feitas por uma conhecida adepta do jornalismo lavajatista da rede Globo só ganhou em intensidade nos últimos dias. Tanto assim que, queiramos ou não, o principal tema na pauta de todos os meios de comunicação, inclusive dos pertencentes à chamada mídia contra-hegemônica, não é outro que a discussão a respeito da veracidade dos pontos divulgados, os propósitos por trás de sua divulgação e as consequências advindas da mesma.

Estou entre os que acreditam que, em sociedades compostas por classes com interesses conflitantes, as linhas mestras da política são traçadas pelos embates travados entre os diferentes grupos que a constituem. O que acabamos de dizer não é nada mais do que a tão conhecida, e temida, luta de classes. Por isso, em tais condições, não é possível entender as razões que determinam e impulsionam os comportamentos políticos de seus agentes sem que tenhamos clareza de suas expectativas, assim como da correlação de forças prevalecente entre os mesmos.

Apelos a motivações de cunho moralista, ou religioso, por exemplo, geralmente não passam de pretextos aos quais alguns setores de classe recorrem para induzir outros a aquiescerem com propostas favoráveis tão somente a eles, ou, por outro lado, com vistas a neutralizar as possíveis e indesejadas movimentações de resistência dos prejudicados.

Entretanto, quando não existe uma hegemonia marcante de uma classe, ou estamento de........

© Brasil 247