A realidade não pode ser substituída por palavras
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O recente incidente em que, num ato político de Lula junto a Guilherme Boulos, o hino nacional foi cantado tendo sua letra alterada para atender os desejos dos defensores do uso da linguagem neutra acabou por gerar mais um problema desnecessário para o campo popular em seu enfrentamento com as forças neoliberais de extrema direita.
E ao dizer que se tratou de um embate desnecessário eu quero enfatizar que se trata de uma temática onde a esquerda popular não tem quase nada a ganhar com a questão, mas muito a perder.
É claro que a luta social sempre é travada em todos os âmbitos da existência das sociedades humanas. Por isso, eu tenho plena consciência de que a maneira como a realidade é retratada também reflete, em boa medida, as formas como as sociedades estão estruturadas. Assim, que na linguagem corrente de muitos idiomas a generalização costume ser feita através de formas do masculino é um claro indicio de que, onde isso ocorre, a ideia de supremacia masculina ainda persiste.
Mas, os que se interessam pelo estudo da linguística (e eu devo dizer que me encontro neste grupo) sabem muito bem que as palavras não têm significados petrificados nem eternos. Isto quer dizer que os termos podem muito bem........
© Brasil 247
visit website