menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

Finanças, poder e valores humanos

11 0
yesterday

No livro de Finance and the Good Society, publicado em 2013, Robert Shiller examina a função moral e social das profissões financeiras e defende o sistema financeiro deveria ser uma ferramenta para construir uma sociedade melhor e mais equitativa. O autor detalha diversos papéis, como administradores de investimentos, reguladores e filantropos, enfatizando a necessidade de humanizar e democratizar as instituições.

Shiller analisa como a psicologia humana e as inovações técnicas influenciam crises e comportamentos de mercado, contrapondo a visão da finança como algo elitista. Apesar das falhas, a infraestrutura financeira é essencial para gerir riscos e permitir os indivíduos realizarem objetivos de longo prazo. A educação financeira e o propósito ético são fundamentais para transformar o capitalismo financeiro em um motor de progresso civilizatório.

Nos capítulos finais e no epílogo, Robert Shiller aborda como a estrutura da propriedade, a percepção da agressividade nos negócios e os valores humanos fundamentais moldam a relação entre as finanças e uma sociedade justa.

No Capítulo 29, A Dispersão da Propriedade do Capital, Shiller argumenta a história do capitalismo financeiro ser, em grande parte, uma história de políticas governamentais deliberadas para democratizar o capital, dispersando a propriedade por uma parcela maior da população.Sem a dispersão do controle e da propriedade, a maioria........

© Brasil 247