menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

A arte está de moda

5 1
yesterday

A afirmação é da grande pensadora argentina Beatriz Sarlo. Investir na arte, segundo ela, é menos arriscado do que na Bolsa, dizia, e os museus são bons negócios para as cidades.

Ainda que o adjetivo tenha perdido algo da eletricidade que transmitia nas duas últimas décadas do século XX, o que até faz pouco foi chamado de “pós-moderno” caracteriza um campo estético em que distintas frações selaram um tratado de paz para remeter a competição entre artistas ao mercado e a este outro espaço ligado intrinsecamente ao mercado, que são os museus.

Por sua vez, na academia e no mundo elegante, a sociologia da cultura e os estudos culturais difundiram a tese de que é inválida, quando não reacionária, a separação entre arte de elite e arte popular ou arte industrial. O pior de tudo é que essa separação também seria arcaica e incompetente para entender o que acontece.

O museu atual tem a jovialidade de um parque temático. Os especialistas organizam o museu como uma viagem pedagógica e turística: uma........

© Brasil 247