Há um só motivo para respeitar Alexandre de Moraes

Pela terceira vez, em poucos dias, debruço-me sobre os ataques à democracia em que se constituem, não os questionamentos, mas os insultos a um homem de vida limpa. 

Questionamento só deixa de sê-lo quando o respeito falta; então se torna insulto, ataque. 

Peço vênia aos companheiros que divergem, portanto, para contestar os 129 milhões de motivos para questionar a honra de Alexandre de Moraes. E o farei usando 1 só motivo.

Em primeiro lugar, temos que entender a razão pela qual o ministro-relator da ação penal 2668 e congêneres está na berlinda apesar de ser apenas um dos muitos ministros do Supremo a ter parentes ou cônjuges advogando.

Senão, vejamos: 

Gilmar Mendes tem a agora ex-esposa, Guiomar Mendes, atuando como advogada no escritório Sergio Bermudes; a filha Laura Schertel Ferreira Mendes é advogada; a filha Daniele Mendes é advogada também no escritório Sergio Bermudes e a enteada, Maria Carolina Feitosa Tarelho, também é advogada. 

Dias Toffoli tem a esposa, Roberta Maria Rangel, dona e sócia do escritório Rangel Advocacia. Ela atuou em casos de alto valor, como a suspensão de multas de R$ 10,3 bilhões da J&F (irmãos Batista), que a contrataram. 

Luiz Fux tem o filho, Rodrigo Fux, dono do escritório Fux Advogados e a filha, Marianna Fux, também atuou no escritório Sergio Bermudes e, atualmente, é juíza. O filho defende empresas e o pai, ministro, já julgou processos relacionados. 

Edson Fachin tem a filha, Melina Girardi Fachin, sócia do escritório Fachin Advogados Associados, e o Genro, Marcos Alberto Rocha Gonçalves, socio-administrador do mesmo escritório. O escritório familiar atua em causas diversas, e o ministro votou contra a ampliação de impedimentos a parentes de juízes advogarem na Corte, julgado em 2023, o que permite julgar clientes dos parentes sem restrições, beneficiando potencialmente a carteira de clientes do escritório.

Luís Roberto Barroso, hoje fora do STF, tem o sobrinho como sócio no escritório BFBM - Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados) e o pai, Roberto Bernardes Barroso, ex-sócio no mesmo escritório. O escritório é sucessor do antigo Luís Roberto Barroso & Associados e........

© Brasil 247