menu_open Columnists
We use cookies to provide some features and experiences in QOSHE

More information  .  Close

STF, peão da eleição

13 0
09.09.2026

A racionalidade política, no processo eleitoral em curso, está contaminada pelos choques ideológicos dos protagonistas que dela participam.

O inconsciente coletivo, por exemplo, por causa de tais choques, liga o ministro Alexandre de Moraes ao presidente Lula, porque o ministro condenou o derrotado por Lula, ex-presidente Jair Bolsonaro, à prisão a 27,3 anos de prisão por tentativa de golpe contra democracia em 2022.

Já o ministro André Mendonça, alçado ao cargo pelo ex-presidente Jair, marcha com Flávio Bolsonaro, seu filho, cumprindo o papel que lhe cabe no enredo eleitoral.

Essa certeza popular, realçada, especialmente, pelos bolsonaristas, de que Lula é aliado de Moraes, é amplificada pela mídia anti-lulista, anti-nacionalista, pró-mercado financeiro especulativo, que a consolida pela repetição ad nausean, que atende seus interesses ocultos.

Um fato ou uma mentira repetida mil vezes acaba virando verdade, já disse um fascista alemão famoso, assessor de Hitler.

O viés fascista, indiscutivelmente, está no ar na campanha eleitoral, que se desenrola, bem entendido, num ambiente internacional de avanço do fascismo ultradireitista, como acaba se ser provado com a vitória ele na Alemanha, no domingo.

Não é novidade, portanto, que ficou fácil generalizar o entendimento popular quanto à verdade bolsonarista de que Alexandre Moraes – e, por extensão, o STF, de forma ampla – são lulistas.

Preocupados, assessores de Lula pedem para ele se distanciar de Moraes, para não ser confundido com ele como seu aliado eleitoral.

A parte ficou confundida com o todo, como se o STF fosse uma unidade e não algo multifacetado – diversas faces em conflito permanente.

Essa lógica, agora, é reforçada pela decisão do ministro Flávio Dino, que tem em suas mãos a bomba atômica do inquérito das emendas parlamentares, de reverter a decisão de do ministro André........

© Brasil 247