A China! Impressiona

No artigo, China! Impressiona qualquer visitante | Brasil 247, expressei as minhas primeiras impressões sobre uma visita à China, recebi comentários de diversos amigos; uns críticos, alegando que a China seria uma ditadura comunista e que eu não poderia elogiar este tipo de regime, outros exaltados ao afirmar que a China seria um país socialista a caminho de o se tornar exemplo para o mundo, a nova utopia ou farol para os socialistas e comunistas, e outros estupefatos ao dizer: “eu também fui e voltei impressionado, é uma coisa…!”.

Para deixar claro, não acho que exista um farol para o mundo, cada país tem a sua própria história. No momento em que vivemos, por mais paradoxal que possa parecer, a globalização da economia mundial aprofundou as disputas entre os diversos países e os interesses nacionais prevalecem sobre as causas humanitárias e mundiais. Em parte, isto explica o desmantelamento dos organismos internacionais e o acirramento de muitas guerras neste primeiro quartil do século XXI. A máxima de que na política internacional não tem mocinho nem bandido, só interesses de países, nunca foi tão verdadeira. A presença dos EUA na Venezuela é um bom exemplo; o que está em questão não é a ditadura ou a ilegitimidade de Maduro e sim os mais de 300 bilhões de barris de petróleo por lá já descobertos.

Na China tudo é impressionante, a dimensão, o mercado interno, o crescimento acelerado nos últimos 40 anos, os avanços tecnológicos e, entre tantas outras coisas, a sobrevivência do seu regime de tipo socialista, numa conjuntura de debacle internacional do chamado comunismo hegemonizado pelo estalinismo e pela concepção autointitulada de leninista. O regime chinês é um tipo do que os leninistas chamam de ditadura do proletariado, Estado e Nação organizados por um planejamento econômico, cultural, político e social dirigidos pelo Partido Comunista chinês, único partido existente. O fato de existir economia de mercado e liberdade de ir e vir, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo planejamento........

© Brasil 247