O que aconteceu na Venezuela poderia acontecer aqui?
Há anos ouvimos dos oportunistas traiçoeiros da extrema direita que o PT transformaria o Brasil em outra Venezuela. Para o bem ou para o mal, 19 anos de governos do PT provaram o absurdo dessas palavras. Agora que a administração Trump, aclamada por tantos autoproclamados analistas geopolíticos como um mal menor alternativo a Kamala Harris em 2024, bombardeou nosso vizinho e sequestrou seu presidente e primeira-dama, é um bom momento para examinar como os eventos podem se desenrolar para transformar o Brasil em um alvo similar para a mudança de regime pelos EUA.
Para aqueles que acham que posso estar exagerando, vamos dar uma olhada na história recente.
Quando Luis “Gege” Gonzaga da Silva, líder histórico da Central dos Movimentos Populares, retornou ao Brasil depois de viver anos na Venezuela, ele discursou em uma conferência nove dias antes da posse de Dilma Rousseff, prevendo corretamente que haveria um golpe no Brasil.
“Quando eu disse isso, vários intelectuais pequeno-burgueses que estavam entre nós riram de mim”, disse ele em uma entrevista de 2017 para o Brasil Wire. “‘Você está no Brasil’, disseram, ‘você não está na Venezuela. Lá eles poderiam ter um golpe a qualquer minuto, mas aqui no Brasil não temos esse tipo de coisa. Não temos um clima político para isso aqui no Brasil.’ E agora, onde estão todos esses intelectuais fornecendo uma análise de seus erros? Porque a esquerda cometeu um erro em não fazer essa análise. Eles pensaram que, uma vez vencida a eleição, estava tudo acabado. A burguesia não brinca".
É verdade que o governo Lula avançou significativamente em seu relacionamento com a administração Trump no segundo semestre de 2025. Não se enganem, no entanto: os EUA querem a hegemonia ideológica no hemisfério ocidental. Eles querem nossos minerais de terras raras e, especialmente, nosso petróleo, e o principal pré-candidato da oposição, Flávio Bolsonaro, já promete privatizar a Petrobras.
Enquanto isso, na longa tradição de atuar como idiotas úteis para o império, há um bando inteiro de pequeno-burgueses radicais de esquerda esperando nos bastidores para tentar destruir qualquer possível........
